CONSULTORIA


Faça o TI caminhar junto com a estratégia do seu negócio.


Consultoria de TI não é suporte técnico de infraestrutura e aplicações, é muito mais, ela se extende a todos os aspectos da gestão de TI.

É comum que o consultor de TI recomende as boas práticas de governança e gerenciamento de tecnologia da informação adotando modelos como o ITIL® e o COBIT®.



O que faz uma Consultoria de TI?

De uma forma resumida, podemos dizer que uma consultoria de TI é responsável por avaliar a utilização das melhores práticas de gestão e, caso necessário, auxiliar a implementá-las. Diferentemente de um outsourcing, a consultoria tem uma direção mais pedagógica. Seu objetivo não é “fazer o trabalho pela empresa”, mas sim “ensinar a empresa a melhorar as suas práticas”. Confira algumas responsabilidades que normalmente um consultor de TI assume nas organizações.

1. Identificar as necessidades da empresa

O ponto de partida para a consultoria de TI é mapear o cenário atual da área de tecnologia da informação. Por isso, é comum que o consultor em TI faça muitas perguntas e anote informações relevantes. Essa coleta de dados é necessária para que o consultor entenda a realidade da organização, reconheça quais pontos podem ser melhorados, quais boas práticas podem ser implementadas e consiga planejar ações para conquistar esse objetivo.

2. Elaborar um programa de trabalho personalizado

Cada organização é diferente da outra. Da mesma forma, as áreas de TI também possuem particularidades. Após identificar as necessidades da empresa, o consultor em TI montará um programa de trabalho personalizado. Isso significa orientar as ações que serão tomadas à estratégia do negócio e escolher as ferramentas mais adequadas para a situação.

3. Construir uma solução em conjunto com o cliente

O sucesso de uma consultoria de TI está bastante ligado ao engajamento do cliente com o projeto. Nessas horas, é essencial promover dinâmicas em grupo para que as soluções dos problemas sejam criadas coletivamente. O compartilhamento de ideias aumenta as chances de surgirem insights interessantes. Nesse sentido, o papel do consultor é mediar as sessões de cocriação, acompanhar a implantação das ações e ajudar no monitoramento.



Conheça 3 bons motivos para contratar uma Consultoria de TI

Receber apoio personalizado

Ter um profissional voltado especialmente para a dinâmica de uma organização é uma ótima oportunidade para melhorar o desempenho. Além disso, é muito interessante ouvir o feedback de quem está de fora, pois às vezes a empresa está tão focada em si mesma que não percebe novos desafios.


Adotar as melhores práticas

É comum que as consultorias de TI baseiem suas orientações nas melhores práticas mundiais do mercado. Essas práticas podem ser encontradas tanto em guias como o PMBOK® e o BPM CBOK® como em padrões e frameworks, como o ITIL® e o COBIT®.



Aumentar os resultados

A TI pode ser mais do que uma prestadora de serviços. A tecnologia da informação representa um potencial competitivo muito grande, pois é capaz de trazer inovações que as demais áreas não têm conhecimento. Porém, muitas vezes esse potencial é subutilizado. Na consultoria de TI, podem-se abrir portas para repensar essa ideia.

Quer receber uma proposta para melhorar a TI da sua empresa?

CAPTCHA

Google Analytics

O Google Analytics é um serviço usado em nosso site que rastreia, relata tráfego e mede como os usuários interagem com o conteúdo de nosso site para que possamos melhorá-lo e fornecer melhores serviços.

Facebook

Nosso site permite que você curta ou compartilhe seu conteúdo na rede social do Facebook. Ao ativá-lo e usá-lo, você concorda com a política de privacidade do Facebook: https://www.facebook.com/policy/cookies/

Twitter

Tweets integrados e serviços de compartilhamento do Twitter são usados ??em nosso site. Ao aceitar e usá-los, você concorda com a política de privacidade do Twitter: https://help.twitter.com/pt/rules-and-policies/twitter-cookies